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O que é Advocacy Marketing

Simplificando, o marketing de advocacia é fazer com que clientes existentes compartilhem suas experiências positivas com sua empresa com outras pessoas. Ele estimula os clientes mais entusiasmados a amplificar a voz de sua marca e, assim, trazer mais negócios.

A eficácia do marketing aumenta em cerca de 54% quando a advocacia é empregada, tornando o marketing de advocacia uma das maneiras mais acessíveis de atrair mais clientes a um custo muito baixo.

Para lhe dar uma ideia de como isso geralmente funciona e para mostrar que tipo de estratégias você pode colocar em prática para mobilizar os promotores da sua marca, destacamos abaixo alguns exemplos notáveis ​​das principais empresas do mundo.




Exemplos de marketing de advocacia


Tanto as empresas pequenas quanto as grandes empregam estratégias de advocacy, então há muitos exemplos para escolher. Seguindo a pesquisa, em nossa opinião pessoal, estas são as campanhas de marketing de advocacy que merecem destaque:


Marketing de Advocacia da Tesla


A Tesla encontrou uma ótima maneira de mobilizar seus clientes fiéis para atrair ainda mais clientes. E não apenas quaisquer clientes, mas pessoas que veem sua marca de forma positiva porque a pessoa que os indica é alguém próximo, feliz com a Tesla .

Basicamente, a Tesla implementou pacotes de indicação que deram descontos incríveis tanto para a pessoa indicada quanto para o cliente existente – um desconto de US$ 1.000 em um novo pedido para ambos, na verdade.

Mas isso não foi tudo. A Tesla ofereceu aos clientes existentes ainda mais motivação – se eles indicassem 10 pessoas, eles ganhavam o direito de comprar uma Founder Series limitada do SUV Model X da marca que não foi vendida ao público. Além disso, a primeira pessoa a fazer isso também ganhava o veículo de graça.

O programa de indicação da Tesla mudou muito ao longo do tempo, surpreendendo os proprietários e novos compradores com prêmios originais que vão desde novos Roadsters gratuitos até passeios por duas das sedes da SpaceX em Los Angeles, uma foto lançada em órbita do espaço profundo, 5.000 milhas de Supercharging grátis ou um convite para um evento da Tesla . 

Por cerca de dois anos, o programa de indicação da Tesla foi limitado a telhados e painéis solares, com os clientes podendo ganhar US$ 500 para cada indicação de telhado solar e US$ 300 para cada indicação de painel solar . Mais tarde, ele foi reformulado para oferecer pontos de crédito para indicações e compras que poderiam ser trocados por itens na loja online da Tesla ou entradas de rifas. Isso pode não ser tão emocionante quanto um carro novo, mas eles ainda contam com seus clientes fiéis para promover sua marca em vez de gastar em publicidade tradicional.




Marketing de Advocacia da Starbucks


A campanha de marketing de advocacia da Starbucks foi chamada Tweet-A-Coffee. A ideia era bem simples – permitiria que os clientes comprassem um vale-presente de US$ 5 para seus amigos pelo Twitter. Os clientes só tinham que tuitar o nome @tweetacoffee junto com o nome do destinatário no Twitter. As primeiras 100.000 pessoas que aderiram ao programa também ganharam um vale-presente de US$ 5.

Além de ser uma estratégia lucrativa ( gerando cerca de US$ 180.000 em vendas para a Starbucks ), também permitiu que a marca identificasse defensores leais e clientes em potencial (mais de 27.000 defensores da marca participaram) com os quais eles podem se envolver para aumentar ainda mais as vendas no futuro.




Marketing de Advocacia da Gap


Hoje em dia, a Gap é uma varejista de roupas bem conhecida. Mas em 2010, a empresa — embora bem grande — ainda estava trabalhando na construção de sua marca para torná-la mais popular. No mesmo ano, a empresa se uniu ao GROUPON, para oferecer aos consumidores uma oferta que eles dificilmente poderiam recusar — ​​um desconto de 50% em compras de US$ 50 durante um único dia.

Por mais arriscada que essa estratégia pareça, ela foi estrondosamente bem-sucedida. Chegou ao ponto em que 534 ofertas da Gap estavam sendo vendidas por minuto antes do meio-dia da data de lançamento. Obviamente, tudo valeu a pena, com a empresa lucrando cerca de US$ 11 milhões em receita.

Mas, além disso, também devemos considerar o quanto a marca ganhou em termos de marketing de advocacia – várias pessoas foram às mídias sociais naquele dia para contar aos outros sobre a oferta. Além disso, foi o tipo de acordo que provavelmente fez as pessoas falarem com seus amigos, familiares e até mesmo colegas de trabalho sobre isso. No geral, a marca criou muito burburinho nas mídias sociais durante aquele dia, e a atenção do público continuou depois disso também.





Principais conclusões


  • Os programas de indicação alavancam efetivamente a satisfação do cliente para expandir a base de clientes.

  • Incentivar os clientes a criar conteúdo que mostre seus produtos transforma experiências autênticas em poderosas ferramentas de marketing.

  • Envolver influenciadores e clientes fiéis pode reforçar a mensagem da sua marca e alcançar novos públicos.

  • Personalizar seu marketing pode criar um vínculo significativo com os clientes, fazendo com que eles se sintam valorizados e conectados à marca.






 
 
 

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